Associação dos funcionários da CEF de Minas Gerais cria ERP pronto para a nuvem em tecnologia RIA da Magic Software

• maio 25, 2012

Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Minas Gerais (APCEF/MG) contratou a Megabyte Informática para o desenvolvimento de um sistema operacional que atenda ao novo modelo de gestão da entidade.

Este novo modelo prevê, dentre outras coisas, a informatização de rotinas e processos, a otimização de rotinas e processos já automatizados, além de implementação de outras rotinas, padronização e melhoria da comunicação entre os setores e principalmente integrar o novo sistema às aplicações legadas de contabilidade e folha de pagamento e ao novo portal de atendimento ao associado.

Para desenvolver o novo sistema de gestão, a Megabyte firmou parceria com a RG Software, parceira Magic Software Brasil, fornecedora da plataforma de desenvolvimento Magic xpa (uniPaaS), que permite criar sistemas com elevada capacidade de integração, segundo conta Antonio de Pádua Oliveira, diretor da Megabyte.  “A ferramenta é ideal para criar aplicações de negócios em várias plataformas, é rápida e deixa o ERP pronto para rodar na nuvem e possibilita acesso facilitado via dispositivos móveis, além de garantir a integração com os sistemas contábil e de folha de pagamentos utilizados pela associação”.

Giuliano Richards Ribeiro, diretor da RG Software, conta que os sistemas legados foram desenvolvidos na linguagem COBOL, mas que ainda atendem às necessidades da entidade. “Por isso a ideia de fazer a integração, mantendo o legado. “O novo ERP será utilizado com instalação local, on premise, mas estará preparado para rodar na nuvem quando a entidade desejar. Esta capacidade de combinar a aplicação local com a nuvem se deve à capacidade do Magic xpa para a criação de aplicações ricas para internet, conhecida como RIA – Rich Internet Applications”.

Paulo Roberto Damasceno, presidente da Associação, espera, com a implementação desse novo modelo de gestão, elevar o nível de confiabilidade e exatidão das operações executadas ao mesmo tempo em que se reduz o tempo de processamento e apropriação das informações nos demais sistemas da associação.

“A falta de integração entre os sistemas aumenta consideravelmente o volume de retrabalho o que dificulta sobremaneira o controle sobre o que de fato acontece na entidade, em tempo de real; de forma a auxiliar no processo de decisão. Nossa ideia, com a nova sistemática, é ter total controle de todas as atividades da associação e todo o atendimento ao usuário em tempo real.  Um melhor gerenciamento das informações é fundamental, por exemplo, para administrarmos de forma mais efetiva o fluxo de caixa, maximizando o aproveitamento dos recursos da associação, as demandas internas e externas, principalmente as relacionadas ao atendimento aos associados.”

O projeto envolverá  os setores financeiro, administrativo, RH, Esportivo, Cultural, comunicação, atendimento ao associado, secretária, biblioteca, projeto social, Espaço Casa Lagoa, Sede Social e a criação de um portal de relacionamento, que atuando em conjunto com a parte operacional do sistema, terá a missão de atender aos mais de 6.200 associados, entre empregados da ativa e aposentados, e em todo o estado de Minas Gerais.

Willians Geminiano | FonteMidiaAmericas

+55 (11) 3493-0116  – 99869-3943