CIGAM realiza Coding Dojo com Magic xpa (uniPaaS) rumo à certificação CMMI

• fevereiro 24, 2011

A equipe de desenvolvedores da CIGAM, parceira Magic Software e uma das principais usuárias da ferramenta Magic xpa (uniPaaS) no Brasil, realizou no dia 21 de fevereiro um laboratório para troca de informações e experiências na utilização da ferramenta Magic xpa. A atividade é conhecida como Coding Dojo e é muito utilizada pelos programadores para ampliar seus conhecimentos sobre uma linguagem de programação.  A palavra dojo, em japonês, significa “sítio do caminho”, e teve origem no Zen Budismo, significando “lugar de iluminação”, onde os monges se reuniam para meditação.

O Coding Dojo da CIGAM faz parte do calendário de ações da software house rumo à certificação CMMI – Nível III e contou com a participação de oito profissionais da sua equipe de desenvolvimento, sob a coordenação de Maurício Ouriques, gerente de produto da empresa. A certificação CMMI é ummodelo de referência adotado para orientar a engenharia de software e é referência para balizar a consistência da qualidade de uma aplicação. É muito utilizada como requisito na escolha de um sistema por grandes empresas públicas e privadas em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.

Nesta primeira edição do Coding Dojo da CIGAM – uma nova atividade está prevista para acontecer em março – os participantes puderam se dividir em duplas para realizar seções de programação, com rodízio a cada cinco minutos. Os demais acompanhavam os trabalhos a partir de um telão, enquanto aguardavam a sua vez e realizavam anotações para posterior saneamento de dúvidas ou proposição de sugestões.

“Este formato é muito dinâmico”, comenta Maurício Ouriques. “O Coding Dojo se mostrou altamente eficaz para a troca de experiência entre os participantes e já estamos nos preparando para a próxima edição no mês que vem”.

Ouriques conta, ainda, que por ser a primeira vez que o Coding Dojo acontece na CIGAM, os resultados foram altamente satisfatórios. “O conhecimento equilibrado dos participantes e o bom conhecimento da ferramenta  Magic xpa contribuiu para que a troca de informações e experiência se posicionasse em patamar elevado. O que mais chamou a atenção foi o entrosamento entre os participantes”.

Willians Geminiano | FonteMidiaAmericas

+55 (11) 3493-0116  – 99869-3943