eDucanet comemora 20 anos e lança versão 100% Cloud Computing

• janeiro 22, 2013

Reta Sistemas, fornecedora de soluções de gestão, comemora 20 anos da primeira versão do eDucanet, sistema de gestão de escolas públicas municipais e estaduais com o lançamento da nova versão, agora 100% na computação em nuvem, com tecnologia RIA – Rich Internet Application, garantida pela plataforma de desenvolvimento Magic xpa, da Magic Software.

Com a nova versão, os secretários de Educação garantem o aumento da eficiência na gestão do ensino em sua cidade e eliminam a necessidade de investimentos adicionais em infraestrutura de TI, tais como a aquisição de novos servidores e pessoal de suporte à rede corporativa para garantir a alta disponibilidade do sistema, que  é acessado via Internet.

Segundo Tarcisio Alves Vianna, diretor de Tecnologia da Reta Informática, a evolução do eDucanet vem se mantendo desde sua criação, em 1993, quando foi implantado na Secretaria de Educação da cidade de Betim, na Grande Belo Horizonte, com os módulos Escrita Escolar, Controle de Profissionais, Controle de Transporte Escolar, Controle de Merenda Escolar e Controle de Caixa Escolar. “Em 2012 adotamos a ferramenta Magic xpa (que na época se chamava eDeveloper) para desenvolver uma nova versão, mais atual, e de lá para cá a evolução foi constante, chegando agora à versão na computação em nuvem, o que dispensa a instalação do sistema na infraestrutura de TI da prefeitura, o que ajuda aos gestores públicos a reduzirem os custos e investimentos nesta área”, explica.

O que é RIA?

Aplicações Ricas de Internet (da sigla em inglês RIA – Rich Internet Application) são aplicações de internet que rodam na computação em nuvem, mas mantendo as mesmas funcionalidades das aplicações tradicionais instaladas localmente em computadores de mesa. O processamento da interface é local, mas o núcleo do sistema e os dados estão no servidor da aplicação, no caso da nova versão do eDucanet, em Cloud. “Trata-se de uma evolução incomparável, em termos de facilidade de uso de desempenho”, comenta Vianna.  “Graças à tecnologia Magic xpa, temos agora um ambiente em um patamar avançado de aplicação de negócio. Para as prefeituras, é a possibilidade de se adotar um sistema no estado da arte e com um ROI (retorno de investimento) alinhado com as suas políticas de responsabilidade fiscal, uma vez que o eDucanet aumenta o controle sobre a gestão da Educação na cidade e reduz os custos operacionais nesta área”.

Rodney Repullo, CEO da Magic Software Brasil, comenta que o eDucanet sempre se destacou por oferecer uma ampla gama de recursos para a gestão das escolas públicas municipais e que com a nova versão “amplia o seu potencial por ser tornar uma aplicação rica de internet , que vai além das aplicações baseadas em navegadores Internet apenas. Agora, é possível oferecer uma interface de usuário com características que não podem ser obtidas utilizando apenas o HTML do navegador. Isto significa usabilidade amigável e de alto desempenho”, afirma o executivo.

Funcionalidades do eDucanet

O sistema é composto por módulos que podem ser implantados de acordo com o projeto de informatização de cada secretaria de Educação. Entre as principais funcionalidades dos módulos estão:

• Gestão das Unidades Escolares (unidades de ensino, salas, laboratórios, refeitório e outros e como são utilizados), Reformas,  Cadastro; controle de orçamento e solicitações de verbas;
  • Gestão de profissionais administrativos e educacionais;  movimentação e remanejamento de pessoal; gestão de titulares e substitutos;  ocorrências, controle de horas/aula ; licenças e afastamentos; pagamento; envio dos dados para o sistema de RH;
  • Escrituração Escolar – Gestão de plano curricular, período letivo, calendário escolar, gestão de alunos e turmas; movimentação de alunos (remanejamentos e transferências), ocorrências de alunos, lançamentoss e frequência, notas, conceitos e avaliações de desempenho; gestão de documentos escolares, boletins, histórico escolar e  declarações escolares (escolaridade, conclusão, retenção e continuidade);  diários escolares (frequência, avaliação, unificado, conferência e outros);

Além dos módulos de gestão de transporte escolar, frota e suas rotas, merenda escolar, programas sociais e biblioteca, o eDucanet permite gerar relatórios completos que adicionam ao sistema a funcionalidade de BI – Business Inteligência, que dá aos gestores da Educação as informações necessárias para análise do desempenho das unidades escolares e para tomada de decisão baseada em informações precisas.

Mais informações:

________________________________________________

Informações à Imprensa

Wilians Geminiano
+55 11 3493-0116  – 998-693-943
FonteMidia Americas

Outras notas de imprensa podem ser obtidas no endereço http://www.fontemidia.com.br