Liveware e Magic Software levam integração SOA e BPM para a indústria

• dezembro 7, 2009

A Liveware, desenvolvedora de software de gestão de negócios focados na indústria, acaba de firmar uma parceria com a Magic Software Brasil para a adoção da tecnologia iBOLT Integration Suite em projetos de integração de processos de negócios baseados em SOA/BPM a partir de seu portfólio de produtos, que inclui o Liveware EBMS, ferramenta de análises do ciclo operacional das empresas. A empresa também oferece uma série de serviços relacionados à governança de TI e a projetos de automação de processos de negócios, mas é no desenvolvimento de software por encomenda para diversos setores que a demanda pela integração é mais forte.

“O software por encomenda é aquele que mais apresenta projetos de integração, por diversas razões de negócios, justamente porque o mercado, quando solicita o desenvolvimento de uma aplicação, é porque não foi encontrada, na maioria dos casos, um produto que atendesse às necessidades do cliente”, comenta Francisco Duarte, diretor da Liveware. “Mas também iremos utilizar o iBOLT em projetos de integração envolvendo a nossa linha de software”, destaca.

De acordo com o executivo, a integração baseada em código é demorada e envolve custos maiores, “que nem sempre o mercado está disposto a assumir, o que deixa o desenvolvedor tendo que encontrar uma solução eficiente e rápida para realizar esta tarefa”, explica. “É nesta hora que o desenvolvedor necessita buscar no mercado uma ferramenta que possa atender as suas necessidades de integração”.

Duarte também revela que, antes do iBOLT, a Liveware já havia utilizado outras plataformas de integração e encontrou dois problemas principais: “ou as plataformas eram caras ou não atendiam as necessidades de cada projeto”, conta ele. “No caso do iBOLT, optamos por buscar uma solução tecnológica que já possuía uma boa penetração de mercado, que também fosse um produto de uma empresa forte e reconhecida, como é o caso da Magic Software, e, obviamente, que o seu custo não impactasse tanto a solução final para o cliente, em termos de investimentos”, acrescenta.

Para Rodney Repullo, diretor-executivo da Magic Software Brasil, os desafios e dificuldades encontrados pela Liveware é comum a todos os desenvolvedores de aplicações. O tempo de desenvolvimento de aplicações de integração baseado em código é elevado porque cada tipo de negócio possui uma demanda diferente e nem sempre o desenvolvedor possui a equipe nem a ferramenta de mercado capacitada para estas tarefas. “Possuímos parceria com empresas que já haviam desenvolvido uma aplicação de integração e depois passou a utilizar o iBOLT devido a estes mesmos motivos. Para os desenvolvedores, como a Liveware, é mais fácil contar com uma plataforma já consagrada do que manter equipes enormes para tarefas sem fim”, explica o executivo. Ainda, na avaliação de Repullo, quem também ganha é o cliente final, “que não terá que esperar pelo longo tempo de desenvolvimento nem terá que arcar com estes custos indiretos”, afirma.

Mais informações: