Magic Software anuncia tecnologia que garante a integração facilitada e completa na Computação na Nuvem

• setembro 29, 2010

Com o crescimento da adoção de aplicações baseadas na computação na nuvem nas empresas, os gestores de TI têm procurado como garantir a integração das aplicações que estão na web com os seus sistemas que rodam na rede local. E não apenas isso: eles querem integrar um serviço web a outro, como por exemplo, um CRM e um ERP na nuvem que por sua vez se integra com o portal da SEFAZ para a Nota Fiscal Eletrônica.

Alguns gestores de TI têm mostrado que o maior problema neste processo é que seus fornecedores de aplicações, quando requisitados a integrar aquilo que está na nuvem com os legados, não encontram a solução adequada para esta finalidade, revelando várias limitações técnicas e de conceito, alegando que não existem ferramentas prontas no mercado capazes de realizar a comunicação com os legados e outros serviços na nuvem. Assim, em algumas vezes, é proposto o desenvolvimento de aplicativos para realizar integração. Às vezes dá certo, mas na maioria dos casos o tempo e os custos envolvidos inviabilizam o projeto.

Há casos em que projetos de integração são abandonados devido aos resultados desanimadores – e estressantes. “Outra justificativa para o insucesso seria uma possível ausência de um padrão para estes projetos. É verdade que não existe um padrão, mas é verdade também, que a integração não exige qualquer padrão para isso”, garante Rodney Repullo, diretor-executivo da Magic Software Brasil, provedora de tecnologias para o desenvolvimento e integração de aplicações de negócios para a Cloud Computing, mobilidade, SaaS, SOA e BPM.

A partir deste cenário, a Magic Software inicia uma campanha de divulgação do Magic xpi (iBOLT Integration Suite como a ferramenta adequada para a integração de aplicação web e locais com as demais existentes na computação na nuvem. Segundo a empresa, a suíte possibilita superar quaisquer obstáculos que possam existir durante a integração e oferece inúmeros casos de sucesso no Brasil e no mundo para comprovar a sua eficiência.

“Possíveis dificuldades enfrentadas pelas empresas em projeto de integração são facilmente superadas pela adoção da suíte Magic xpi, que já é utilizada com grande sucesso em projetos SalesForce.com e Google Apps em várias partes do mundo”, comenta Repullo. “Recentemente firmamos uma parceria com a Cloud2B, que adotou o Magic xpi para esta finalidade justamente porque a suíte possui todas as funcionalidades para esta finalidade. Em seu comunicado de imprensa a Cloud2B argumentou que adotou o Magic xpi em seus projetos de integração porque a ferramenta oferece o mais elevado nível de aderência às variadas necessidades do mercado, a partir da sua eficiente capacidade de comunicação com quaisquer sistemas de gestão e aplicações Web”, destaca o executivo.

Segundo Repullo, o Magic xpi leva vantagens em relação às demais ferramentas que se propõem à integração porque ela permite o uso e comunicação entre diversos padrões de mercado. Em relação aos legados, ela permite a reutilização do código existente combinado com novos serviços/códigos. Também permite a sincronização de dados entre legado e novas aplicações/processos; garante a migração eficaz e sem estresse, permite a substituição e intercâmbio de plataformas operacionais mistas e/ou banco de dados.

A conectividade dos legados com outras aplicações é realizada sem remendos, diretamente ou através de sistemas de mensagens (JMS, MS MQ e Websphere MQ). A substituição de interfaces proprietárias por um ambiente de integração escalável também é uma de suas características principais, além de garantir a construção de uma arquitetura orientada a serviços (SOA), que permite incluir os legados em comunicação full e em tempo real com as aplicações na computação na nuvem.

“O Magic xpi integration Suite facilita os projetos de integração para o compartilhamento de dados e processos com outras aplicações, não importa a sua origem e arquitetura. Caso uma aplicação não possua um suporte embutido para diferentes ambientes e plataformas, a ferramenta da Magic fornece a ponte entre eles”, resume o executivo.

Outras características da aplicação de integração proporcionadas pelo Magic xpi:

– Integração / Exposição dos elementos dos ambientes a serem integrados, que podem ser chamados de processos externos em qualquer outra plataforma de programas via API, requisitada pelo Magic xpi;

– Função embutida de abrir o arquivo para edição e leitura, o que permite a seleção e classificação de registros nos sistemas legados e webservices;

– Oferece ambiente de monitoramento e gerenciamento do projeto de integração, com acompanhamento em tempo real. O Magic xpi pode ser usado para permitir que sistemas legados se conectem facilmente e acessem serviços recém criados da Web. O Magic xpi trata automaticamente cada chamada e resposta de webservice de cada mensagem de acordo com o protocolo padrão SOAP e HTTP entre outros.

Willians Geminiano | FonteMidiaAmericas

+55 (11) 3493-0116  – 99869-3943