Nova versão do Magic xpi (iBOLT) NF-e permite levar projetos de Nota Fiscal Eletrônica para a Cloud Computing

• junho 28, 2010

A Magic Software, provedora de tecnologia para o desenvolvimento e integração de aplicações de negócios baseadas em mobilidade, SaaS, SOA e BPM, anuncia a liberação de novas funcionalidades do Magic xpi (iBOLT) NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), solução pronta que permite integrar sistemas de gestão e financeiro ao portal da SEFAZ para emissão e validação das notas fiscais.

A partir de agora, os desenvolvedores e integradores de software poderão criar seus próprios portais para a Nota Fiscal Eletrônica, que podem se integrar com os seus sistemas de gestão, fornecidos aos clientes ou de terceiros. Com isso, o Magic xpi garante levar os projetos de NF-e para a cloud computing.

Este lançamento está sendo visto pela Magic Software Brasil como a principal novidade do Magic xpi no momento. Segundo a empresa, com o novo aplicativo, as desenvolvedoras de software que oferecem aplicações para NF-e poderão facilitar ainda mais o processo de emissão e validação das notas fiscais de seus clientes a partir de interfaces customizadas de acordo com cada projeto. “Isto pode representar novas oportunidades de negócios para os desenvolvedores, que terão uma ferramenta com mais um amplo conjunto de funcionalidades avançadas”, ressalta Rodney Repullo, diretor-executivo da empresa.

Segundo o executivo, as empresas de software poderão criar uma nova linha de negócio, integrando diversos ERPs de diversos clientes com o seu portal e centralizando neste portal a comunicação com o SEFAZ. Facilitando a entrega dessa solução aos clientes e com isso agregando valor ao cliente e criando uma nova fonte de receita.

As novas funcionalidades do Magic xpi NF-e anunciadas, segundo a Magic, são resultado da evolução e da melhoria obtidas a partir dos mais de 150 projetos já entregues em diversos ramos de atividades. “Os novos recursos representam uma evolução que são, agora, compartilhados com todos os usuários e permitem maior qualidade no trato com a integração de sistemas de gestão e financeiro com o portal da SEFAZ”, comenta Repullo. Segundo o executivo, a nova versão envolve mais de vinte melhorias, com destaque para a comunicação através de webservices, que permitem enviar os arquivos remotamente, consultar o resultado da operação e baixar os XMLs e o PDF da DANFE.

A nova versão do Magic xpi NF-e também oferece uma central de administração de certificados digitais, necessários para a comunicação com o portal da Receita Federal. O suporte a múltiplas empresas e filiais foi ampliado nesta versão e o processamento das notas ficais (xml) recebidas de fornecedores (por e-mail ou LAN), recebem validação automática de conteúdo, além de validação de autenticidade na SEFAZ autorizadora. Quando ocorre o recebimento das notas recebidas de fornecedores (aprovadas ou rejeitadas) a aplicação Magic xpi NF-e realiza a notificação por e-mail quando as notas forem capturadas por correio eletrônico.

“Cabe ressaltar também que nosso projeto já está compatível com a NF-e 2.0, novo formato digital da NF-e disponibilizada a partir de abril deste ano”, destaca Repullo.

Novas parcerias

Sobre o projeto de ampliação do número de parceiros em projetos de Nota Fiscal Eletrônica, a Repullo explica que a idéia é passar dos 10 atuais parceiros para 15 novos desenvolvedores de aplicações que possuam clientes que necessitam emitir a NF-e a partir de aplicação de integração de processos, eliminando a necessidade de desenvolvimento de software específico.

De acordo com estimativa do próprio mercado, entre um milhão e 1,5 milhão de empresas terão que adotar a NF-e ainda este ano. Para Repullo, o número significa oportunidades de negócios para as desenvolvedoras de software que necessitam atender a seus clientes de forma rápida e eficaz a partir de uma solução já pronta para a emissão do documento fiscal. “A maioria dos desenvolvedores não têm tempo para criar aplicação dedicada e buscam no mercado um acordo de parceria com quem já oferece uma alternativa”, destaca o executivo. Segundo ele, o Magic xpi já está contabilizando 150 projetos de NF-e, a partir de parcerias com empresas como ABC71, Sênior Paulista, CIGAM, Projet, DAS, Organiza Software, Magic Solution, entre outras.

Mais informações: http://www.magicsoftware.com.br/

Willians Geminiano | FonteMidiaAmericas