Rede Cigam investe na expansão das capacidades do ERP e aumenta satisfação do usuário

• julho 11, 2012

Os processos de negócios nunca são iguais em todas as empresas. Cada administrador tem o seu jeito de tocar um negócio, que também sofre influências culturais, regionais, entre outras. Também é difícil imaginar que um software de gestão possa ter todas as rotinas necessárias e desejadas por seus usuários, e quanto maior é a complexidade de uma empresa, maior é o desafio de customização do sistema. Mesmo quando ele é abrangente, como é o ERP Cigam, que oferece diversos módulos, inclusive aplicações para mercados verticais, a necessidade de se criar uma nova rotina específica é muito comum entre seus mais de 2500 clientes espalhados por todo o território nacional.

No entanto, este desafio vem sendo superado com grande facilidade pelos provedores de soluções que integram a Rede Cigam a partir o uso da plataforma de desenvolvimento Magic xpa (uniPaaS), da Magic Software, que permite criar aplicações de negócios para todas as plataformas – desktop, mobile ou na nuvem – a partir de um único esforço de desenvolvimento, incluindo os dispositivos móveis Android, Blackberry, iOS e Windows Mobile.

A Vitalbyte, de Porto Alegre, e a System Par, de Curitiba, que integram a Rede Cigam, são dois exemplos da utilização da ferramenta Magic xpa para esta finalidade. Elas conseguiram aumentar a satisfação dos usuários, que passaram a obter melhores resultados em seus processos de negócios a partir de customizações do sistema de gestão.

Alexandre Trois Cunha, diretor da Vitalbyte, conta que sua empresa começou a realizar as customizações há pouco mais de um ano e meio e os resultados são bem expressivos. “Não possuíamos uma equipe para isso, mas percebemos que as necessidades dos nossos clientes eram coerentes com a proposta do ERP Cigam, de entregar um sistema de gestão robusto, que pudesse atender a todas as necessidades de negócios do cliente. Como o Magic xpa é muito rápido na criação de aplicações e também possui uma curva de aprendizado curta, decidimos oferecer aos nossos clientes o serviço de customização. Não foi só a satisfação dos usuários que aumentou, também ampliamos a nossa equipe de desenvolvimento para esta finalidade. Inclusive, já estamos atendendo a outros parceiros da Rede Cigam neste projeto”.

Alessandro de Oliveira Parra, diretor de Serviços da System Par, conta que a personalização é um capítulo especial das atividades de sua empresa. Em sua carteira de clientes há empresas de vários segmentos. Cada cliente tem um processo de negócio diferente e suas particularidades podem ser atendidas com personalizações desenvolvidas na própria unidade. “Nossa equipe de desenvolvimento faz a análise da necessidade e tem o Magic xpa como ferramenta ideal para entregar o projeto no menor tempo possível, graças à capacidade de desenvolvimento rápida oferecida pela plataforma. A satisfação do nosso cliente fica garantida e podemos ampliar as nossas perspectivas de negócios a partir de projetos personalizados para diversos segmentos da economia”, destaca o executivo.

Outro apoio importante nos projetos de customização, para os parceiros da Rede Cigam, vem do próprio fabricante do ERP Cigam, que possui uma equipe especialmente criada para promover melhorias no sistema a partir das sugestões e customizações criadas para os clientes, promovendo a evolução do Cigam a partir da uma nova funcionalidade compartilhada. Marcelo Petry, gerente de produto e tecnologia da Cigam Corporativa, explica que as demandas de cada cliente devem ser atendidas para garantir que o uso do ERP possa lhe permitir a melhoria dos seus processos de gestão.

“Com a possibilidade do parceiro Cigam, ou do próprio cliente, realizar esta customização, o nível de satisfação de toda a nossa base de clientes é potencialmente ampliado e os resultados com o uso do ERP Cigam melhoram significativamente. Para ajudar neste processo, criamos conectores que permitem que cada rotina criada na ponta possa se comunicar com o núcleo do ERP. Tudo isso é possível graças à capacidade do Magic xpa de entregar estas novas rotinas e funcionalidades em tempo recorde de desenvolvimento. Por isso, estamos incentivando o uso da ferramenta Magic por todos os parceiros Cigam, que, além de ampliar a satisfação de seu cliente, poderá ampliar suas perspectivas de negócios a partir da oferta de novas funcionalidades customizadas e exclusivas para a sua base de clientes”, enfatiza Petry.

Willians Geminiano | FonteMidiaAmericas

+55 (11) 3493-0116  – 99869-3943