SOA e BPM chega aos estados do Norte do País

• novembro 30, 2009

A região Norte do Brasil possui sua economia baseada na indústria – tendo a Zona Franca de Manaus um dos destaques-, o extrativismo vegetal e mineral, inclusive de petróleo e gás natural, a agricultura, além das atividades turísticas. As pequenas e médias empresas representam mais de 90% das atividades econômicas e é este segmento que vem demandando melhor tecnologia para a informatização dos negócios, incluindo a integração de processos a partir do crescimento da economia da região.

Se a informação está na pauta de prioridades das empresas locais, a integração dos processos de negócios segue o mesmo caminho: cada vez mais a região se integra aos negócios globais e aos grandes centos. Sua proximidade com os países da América do Norte e Central é um dos atrativos.

Atuando no mercado de desenvolvimento e serviços de TI há mais de 15 anos, a Consoft Consultoria e Sistemas, com sede em Belém do Pará, acaba de firmar uma parceria tecnológica com a Magic Software Brasil para a utilização da plataforma iBOLT para seus projetos de integração de sistemas, incluindo a nota fiscal eletrônica.

A empresa possui em seu portfólio de produtos o ERP CS-iCORP e o CS-SRC, sistema para gestão de Cartórios de Registros Civil. Ambas as soluções desenvolvidas com a ferramenta Magic eDeveloper, hoje uniPaas.

José Ronaldo Andrade, diretor comercial da Consoft, explica que o mercado local vem registrando forte crescimento, incluindo e que a demanda por projetos de integração, mas é a nota fiscal eletrônica que vem à frente. “Por se tratar de uma demanda legal, é fácil de entender este cenário. Mas, também, é comum as empresas locais terem em sua infraestrutura vários sistemas de fornecedore e tecnologias diferentes. Mais uma vez o iBOLT entra neste processo como a ferramenta ideal para os projetos de integração BPM e SOA”, afirma o executivo.

Para Rodney Repullo, diretor-executivo da Magic Software Brasil, o acordo com a Consoft é mais do que reafirmar – e reforçar – um relacionamento de logos anos construídos a partir do eDeveloper/uniPaaS. “Este novo acordo também está sendo possível porque a economia local cresce e com ela aumenta a consciência pela necessidade e importância da integração, que se apresentando para os gestores de TI e de negócios da região Norte como um passo à frente em seus projetos. Com esta parceria iremos ampliar também a nossa participação no mercado nacional, e também com atuação em quase todas as regiões do Brasil”, destaca o diretor da Magic.

______________

Wilians Geminiano