Transportadora JOSP implanta ERP desenvolvido com tecnologia Magic xpa (uniPaaS)

• novembro 23, 2011

JOSP atua no transporte rodoviário de cargas de importação e de exportação para portos e aeroportos do Brasil, com atuação no transporte rodoviário internacional de cargas entre Brasil, Argentina e Chile. Conta com 50 funcionários, atendidos por um parque de TI composto por 15 desktops (incluindo 3 servidores) para a gestão das operações, uma frota composta por 8 veículos de grande capacidade de carga.

Com o crescimento dos negócios, a empresa começou a verificar problemas na gestão das informações gerenciais, com grande dificuldade na otimização dos processos operacionais.

Valcir Centenaro, responsável pela área de TI da Transportadora JOSP, conta que a precisão das informações era um dos maiores problemas, devido à gestão a partir de sistemas defasados e da falta de integração entre as aplicações de todos os departamentos. “Os processos eram feitos várias vezes, e com a utilização de muitas planilhas várias informações eram perdidas. Aí, notamos que era necessário mudar o modo como a gestão era feita e um novo sistema de gestão se fez necessário. Foi quando buscamos o apoio da ABS – Advanced Business Solution, para desenvolver um sistema integrado que garantisse à JOSP atender a seus clientes de modo eficiente”, conta o executivo.

Elio Barcelos, diretor da ABS, conta que a JOSP possuía sistemas independentes – sem qualquer comunicação entre si – e as informações eram desencontradas. O sistema de gestão era totalmente defasado e a sua tecnologia não facilitava uma atualização com qualidade. “Então propomos usar a tecnologia Magic xpa (uniPaaS) para criar um novo sistema, já com capacidade de integração como quaisquer sistemas e banco de dados, além de capacidade de evolução para a computação na nuvem e uso de aplicações de mobilidade, fatores relevantes para o crescimento de uma empresa que tem na movimentação de cargas e diversidade de localização para o seu negócio”, conta o executivo.

Barcelos explica que o projeto de desenvolvimento do novo ERP levou em conta a integração entre todos os departamentos além da reestruturação da empresa nos seguintes tópicos: armazém para trabalhos de exportação e importação; despachos de containers para portos; emissão de conhecimentos eletrônicos e internacional; controle de armazém para centro de distribuição; controle da frota com acertos de viagens e cartas fretes; tabela de preço para facilitar composição de fretes; faturamento em grupo, na economia das remessas bancárias; SAC para respostas rápidas aos clientes; envio de arquivos eletrônicos e rastreabilidade para ajudar no controle. “O resultado foi um sistema de gestão moderno com foco nos negócios e na JOSP, que poderá crescer e ter seus ambientes de gestão e negócios nas mais modernas arquiteturas”, destaca o executivo.

Valcir Centenaro destaca que os processos agora estão integrados e que não existe a necessidade de se repetir um processo, como acontecia antes. “Todas as informações são conciliadas com todos os departamentos, desde a portaria, passando pelo controle das entradas e saídas dos caminhões, até a direção com a gestão dos negócios. Tudo com rapidez, agilidade e confiança”.

O ERP da JOSP foi criado em três módulos:

– TMS – Transportation Management System – Controle de coletas, emissão e conhecimento de frete, cálculo tabela de frete e faturamento a cliente, com pagamentos de carta frete e viagens.

– LMS – Logistic Management System – Dotado do conceito da transportadora para fora, controla rastreabilidade de cargas, ocorrências, avarias e comunicação com os motoristas, monitorando em tempo real a mercadoria de clientes

– WMS – Warehouse Management system – Com foco no centro de distribuição e crossdocking, ou seja, atendendo um armazém geral como armazém temporário dentro da transportadora, com gerenciamento de endereçamento inteligente, assistido por coletores de dados, assim como sua distribuição de mercadorias, no mercado nacional e internacional, apoiando o cliente na sua gestão de estoque e distribuição.

Atualmente a ABS está desenvolvendo o módulo de Gestão de Frota e a Transportadora JOSP já estuda a possibilidade de adotar um sistema em que possa contar com todas as suas informações pela Internet, utilizando a mesma arquitetura RIA – Rich Internet Applications, proporcionada pelo uniPaaS.

Willians Geminiano | FonteMidiaAmericas

+55 (11) 3493-0116  – 99869-3943